Na PSG Contábil, sabemos que lidar com as obrigações fiscais pode ser um desafio para os empresários. Nesse artigo, falamos sobre a DIMP, uma obrigação acessória que está gerando preocupação entre os empreendedores. Continue a leitura e saiba mais!
A DIMP, ou Declaração de Informações de Meios de Pagamentos, é uma exigência estabelecida pelo Ato COTEPE ICMS 65/2018. Essa declaração envolve a transmissão de informações sobre os pagamentos e recebimentos relacionados a operações com cartões de crédito e débito, cartões de loja, transferências eletrônicas (TED e DOC) e transferências pelo sistema de pagamentos instantâneos (PIX).
Com essa obrigação, os estados e municípios têm acesso a uma ampla base de dados que podem ser cruzados com as notas fiscais emitidas pelas empresas e declaradas em outras obrigações acessórias, como o PG-DAS e a EFD ICMS, por exemplo. Isso torna ainda mais arriscado para os empresários que tentam declarar um faturamento fictício, inferior aos valores reais que circulam por suas contas bancárias.
E qual é o papel da PSG Contábil nesse cenário, onde o Fisco está aprimorando constantemente suas ferramentas de rastreamento e cruzamento de dados?
O primeiro papel da PSG Contábil, sem dúvida alguma, é o de ser um consultor confiável, orientando nossos clientes sobre a obrigatoriedade de emitir as devidas notas fiscais para registrar suas operações de venda. Além disso, é fundamental acompanhar, por meio de uma escrituração adequada da movimentação bancária e financeira da empresa, se a mesma está seguindo as orientações anteriores para evitar a sonegação.
O empresário precisa estar atento às orientações fornecidas, visando evitar fiscalizações e autuações, garantindo que o faturamento declarado seja condizente com o valor que realmente circula em sua conta bancária.
Antes de concluir, gostaríamos de enviar uma mensagem aos empreendedores sem CNPJ, autônomos que vendem produtos ou prestam serviços e recebem por meio bancário (PIX, TED, DOC, boleto) ou possuem máquina de cartão: a DIMP também se aplica às suas operações e os coloca na mira do Fisco. Para minimizar esses riscos como pessoa física, é importante obter orientação sobre como regularizar corretamente suas atividades e reduzir as chances de autuações.
Na PSG Contábil, estamos aqui para ajudar nossos clientes a enfrentar esses desafios e cumprir suas obrigações fiscais de forma segura e transparente. Conte conosco para manter sua empresa em conformidade com a legislação e garantir seu sucesso empresarial. Entre em contato conosco para mais informações e agende uma consulta com nossos especialistas.